Invisalign
O Sistema Invisalign da Align Technology representa um avanço significativo nos tratamentos ortodônticos para adultos. O Sistema combina o conhecimento e experiência do ortodontista (...)
Leia MaisO Sistema Invisalign da Align Technology representa um avanço significativo nos tratamentos ortodônticos para adultos. O Sistema combina o conhecimento e experiência do ortodontista (...)
Leia MaisNos últimos 15 anos, a tecnologia lingual desenvolveu-se tanto que os resultados dos tratamentos são comparáveis com o tradicional tratamento labial. Em resposta ao aumento dos interesse e da (...)
Leia MaisOs problemas apresentados pelos pacientes são diferentes e o aparelho a ser utilizado deve ser escolhido conforme a necessidade de cada caso. Na Ortodontia tradicional, muitos pacientes (...)
Leia MaisExistem dois tipos de aparelhos cerâmicos, os monocristalinos e os policristalinos, que virtualmente desaparecem no seu dente e assim as pessoas notarão você, e não seu aparelho.
Leia MaisA dentição mista, na qual a criança possui ao mesmo tempo dentes de leite e permanentes na boca, é marcada por diversas mudanças no arco dentário e faz parte do desenvolvimento normal (...)
Leia MaisUm dos mais inovadores brackets da Ortodontia Contemporânea pertence à 3MUnitek, empresa americana responsável pela grande maioria das inovações da especialidade.
Leia MaisAs bases biológicas relacionadas à movimentação ortodôntica permitem que hoje seja incorporada uma cirurgia periodontal chamada “corticotomia”, possibilitando a aceleração do (...)
Leia MaisNos últimos anos, uma verdadeira revolução tem acontecido na radiologia odontológica e, com ela muitos são os benefícios adquiridos. Nossa clínica tem utilizado, a alguns anos, a tecnologia (...)
Leia MaisO tratamento com facetas e lentes de contato vem sido utilizado a fim de corrigir imperfeições de estrura e de forma dos dentes para quem procura uma solução prática e rápida.
Leia MaisOs implantes dentários consistem em um pino de titânio que é posicionado cirurgicamente no osso abaixo da gengiva (funcionando como a raíz de um dente) e uma prótese (coroa) que é normalmente parafusada no implante.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que a Toxina Botulínica, além de ajudar em questões estéticas vem sendo estudado e aplicado pelos dentistas para melhorar alguns problemas de saúde bucal (...)
Leia MaisO Laser é uma luz amplificada (luz pura) que apresenta características próprias, atuando em inúmeras áreas de modo pontual. Existem diferentes equipamentos para o tratamento de laserterapia (...)
Leia MaisA cirurgia de extração do siso (terceiros molares) pode ser feita quando estes dentes já nasceram na cavidade bucal ou para aqueles dentes que ainda não nasceram (dentes inclusos).
Leia MaisO Sistema Invisalign da Align Technology representa um avanço significativo nos tratamentos ortodônticos para adultos. O Sistema combina o conhecimento e experiência do ortodontista em diagnóstico e plano de tratamento com a última tecnologia de computação gráfica em 3D. Os dentes são movimentados sem estágios de uma posição inicial para o resultado final usando uma série de elementos plásticos transparentes feitos sob medida (alinhadores). O paciente é tratado com precisão, conveniência e com características estéticas sem precedentes.
Assim como os brackets e os arcos metálicos, os alinhadores Invisalign movem os dentes através de aplicação controlada de força nos dentes. Em cada estágio, somente certos dentes são movimentados, e esses movimentos são determinados pelo planejamento e simulação digital, o que resulta em um sistema eficiente de aplicação de esforços.
Os alinhadores são trocados regularmente, de 15 em 15 dias, e os dentes se movimentam para a posição desejada. Apesar do Sistema Invisalign não substituir completamente os aparelhos tradicionais, pode ser indicado para uma série de problemas ortodônticos. Trata-se de uma modalidade de tratamento eficaz, estética e removível, que certamente já motiva mais adultos a procurar tratamento ortodôntico.
As bases biológicas relacionadas à movimentação ortodôntica permitem que hoje seja incorporada uma cirurgia periodontal chamada “corticotomia”, possibilitando a aceleração do tratamento ortodôntico. Durante um período de aproximadamente 4 meses, após a intervenção cirúrgica, as ativações dos aparelhos são executadas com uma frequência semanal e não mensal como nos tratamentos convencionais.
Assim, , independente do tipo de maloclusão, nossos clientes que desejam ter um tratamento ortodôntico realizado em até seis meses, têm à sua disposição nossa experiência em casos já tratados pela técnica de Ortodontia Acelerada por Corticotomia.
A dentição mista, na qual a criança possui ao mesmo tempo dentes de leite e permanentes na boca, é marcada por diversas mudanças no arco dentário e faz parte do desenvolvimento normal o aparecimento de algumas características oclusais transitórias, muitas vezes confundidas com má oclusão. Um período característico deste estágio da dentição é a fase do " patinho feio" , quando os incisivos superiores apresentam-se projetados vestibularmente, divergência do longo eixo de apical para incisal, sobremordida profunda e espaçamentos. Outra característica desta etapa é a presença de incisivos inferiores desalinhados, que não devem ser corrigidos precocemente, pois na maioria das vezes apresentam melhora ao final da dentição mista.
O uso de aparelhos ortopédicos funcionais é extremamente importante em crianças que apresentam desvios esqueléticos, seja na maxila ou na mandíbula. Tais aparelhos orientam o crescimento e melhoram a relação das bases ósseas com os dentes, favorecendo a função mastigatória e a estética.
Assim, é fundamental que toda criança por volta dos 07 anos de idade seja avaliada por um ortodontista especialista e com grande experiência pois impede que a época ideal de tratamento seja perdida. A intervenção precoce em Ortodontia torna-se, muitas vezes, necessária para algumas crianças. O paciente necessita de um ortodontista muito antes de necessitar do tratamento.
Existem dois tipos de aparelhos cerâmicos, os monocristalinos e os policristalinos, que virtualmente desaparecem no seu dente e assim as pessoas notarão você, e não seu aparelho. Hoje são disponibilizadas algumas opções de brackets claros, que se propõem “estéticos”, como exemplo, os bracketes de policarbonato (plásticos). Entretanto, diversos trabalhos científicos comprovam a instabilidade de forma e a alteração de cor inerentes aos aparelhos de policarbonato, o que inviabiliza um objetivo funcional e estético do tratamento. Alguns pacientes chegam a comentar que consideram esses aparelhos esteticamente piores do que os de metal. Sem dúvida, a alteração de cor dos brackets de policarbonato cria a sensação de higiene ruim e compromete o seu objetivo estético. Além disso a instabilidade de forma não permite um controle adequado da posição final dos dentes, o que implica em problemas de finalização.
Em nossa clínica, nossa opção por um bracket cerâmico de alta qualidade representa a certeza de satisfação do cliente de saber que está usando o que há de mais moderno em aparelhos cerâmicos.
Os problemas apresentados pelos pacientes são diferentes e o aparelho a ser utilizado deve ser escolhido conforme a necessidade de cada caso.
Na Ortodontia tradicional, muitos pacientes necessitam usar dispositivos auxiliares, tais como aparelho extra-bucal, expansores palatinos, elásticos intra-orais, barras palatinas, entre outros, para que se alcance o resultado esperado.
A grande sensação da Ortodontia mundial diz respeito aos SISTEMAS AUTO-LIGADOS. Os extraordinários resultados observados ao longo dos últimos anos, assim como sua simplicidade e eficiência, estão mudando os paradigmas da tradicional Ortodontia. A combinação de um aparelho auto-ligado passivo de forças leves com fios de alta tecnologia elimina a necessidade do uso de ligaduras elásticas ou de aço. Seu design inovador e um mecanismo singular minimizam a fricção (atrito) e reduzem as forças até então utilizadas nos aparelhos tradicionais. Assim, os dentes se movimentam de maneira mais rápida, confortável e com menos consultas. A quase totalidade dos casos é tratada sem extrações e sem o uso dos tradicionais aparelhos auxiliares. E durante o alinhamento dos dentes, que ocorre de forma surpreendentemente rápida, ocorre uma extraordinária melhora na estética facial.
Nos últimos 15 anos, a tecnologia lingual desenvolveu-se tanto que os resultados dos tratamentos são comparáveis com o tradicional tratamento labial. Em resposta ao aumento dos interesse e da demanda por tratamento estéticos, foi desenvolvido o chamado “Light Lingual System”, que utiliza o inovador bracket lingual STB (ScuzzoTakemoto Bracket). Nesse sistema, três conceitos são priorizados:
conforto;
tratamento mais rápido;
resultados finais ótimos.
Sem dúvida, o bracket STB, com seu design menor, mais fino e arredondado favorece uma melhor adaptação dos pacientes, com eliminação de problemas de pronúncia e de mastigação, problemas até então comuns nos tratamento linguais.
O aprimoramento dos materiais de colagem, a tecnologia dos fios e o melhor design dos brackets transformou a técnica lingual em uma ótima opção para o tratamento de pacientes adultos. Muitos adultos que necessitam colocar aparelhos ortodônticos desejam que esse tratamento seja realizado de maneira discreta, confortável e preferencialmente invisível. Aliás, muitos deixam de receber os benefícios de um tratamento ortodôntico justamente por não estarem dispostos a utilizar os tradicionais aparelhos metálicos ou mesmo os discretos aparelhos cerâmicos. Para esses clientes, a técnica lingual pode ser a opção de escolha. Podemos afirmar que todos, ou pelo menos a maioria dos casos ortodônticos podem ser tratados com a técnica lingual, embora existam aqueles casos considerados mais favoráveis e os casos menos favoráveis. Assim, a correta seleção dos casos a serem tratados pela técnica lingual é fundamental para o sucesso do tratamento.
Um dos mais inovadores brackets da Ortodontia Contemporânea pertence à 3MUnitek, empresa americana responsável pela grande maioria das inovações da especialidade.
Trata-se de um bracket auto-ligado passivo cerâmico, que dispensa o uso de amarrações elásticas ou metálicas. Associado ao componente de baixo atrito proporcionado pelo sistema auto-ligado, temos toda a estética de um bracket policristalino confeccionado com cerâmica de nanopartículas. Assim, temos uma garantia de estabilidade estrutural e de cor do aparelho ao longo de todo o tratamento.
Dentre as principais características de um tratamento com os aparelhos auto-ligados passivos podemos citar:
Forças mais leves
Conforto e hygiene
Tratamentos mais rápidos e com menos aparelhos auxiiares
Menos consultas
Agora, com o Sistema Clarity SL, podemos acrescentar à todos esses benefícios dos sistemas auto-ligados, o importante benefício da estética.
Nos últimos anos, uma verdadeira revolução tem acontecido na radiologia odontológica e, com ela muitos são os benefícios adquiridos. Nossa clínica tem utilizado, a alguns anos, a tecnologia das tomografias computadorizadas cone-beam para melhor visualização e análise da anatomia craniofacial, o que favorece o diagnóstico, plano de tratamento e documentação de casos ortodônticos. A alta qualidade das imagens permite uma análise tri-dimensional das vias aéreas, com uma precisa orientação volumétrica. A possibilidade de uma efetiva visualização dos resultados de tratamento ortodônticos e cirúrgicos criou uma nova dinâmica na especialidade uma vez promove a compreensão e facilita a comunicação com colegas e pacientes em todas as idades.
A cirurgia de extração do siso (terceiros molares) pode ser feita quando estes dentes já nasceram na cavidade bucal ou para aqueles dentes que ainda não nasceram (dentes inclusos). Caso o dente já tenha irrompido adequadamente e não apresentar nenhum incomodo para o paciente, não precisa ser retirado. Indica-se a extração para os seguintes casos:
presença de cárie, devido a dificuldade de higienização do mesmo;
quando o dente encontra-se incluso pela falta de espaço ou má-posição: Além da dor e riscos de formações de cistos e lesões, onde há a presença de sisos inclusos há uma perda da continuidade da dissipação de forças no osso tornando-o mais suscetível a fraturas;
quando o dente encontra-se impactado: Há risco de reabsorção de estruturas dos dentes adjacentes comprometendo-os, podendo ser necessário tratamento de canal ou até mesmo a extração dos mesmos;
quando apresentem infecções recorrentes;
quando estejam gerando dor em outras partes da face, como mandíbula e ouvidos.
A anestesia para extração dos sisos é local e a duração da extração siso varia conforme a dificuldade da cirurgia e quantidade de dentes que será retirada. Em média, a cirurgia de extração do siso leva de uma a duas horas para ser feita. O uso de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos é feito antes e após a cirurgia e irão garantir o conforto do paciente no pós operatório e cuidados no pós operatório garantem uma recuperação segura.
Caso tenha o siso ou qualquer outro dente incluso consulte-nos e peça orientação. Não há motivo para medo.
Os implantes dentários consistem em um pino de titânio que é posicionado cirurgicamente no osso abaixo da gengiva (funcionando como a raíz de um dente) e uma prótese (coroa) que é normalmente parafusada no implante.
Após a inserção no osso, os implantes dentários sofrem um processo de cicatrização óssea chamado osteointegração, conferindo desta forma estabilidade durante alimentação e fala. Para receber um implante, é preciso que o paciente tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo e o paciente deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo.
A cirurgia é realizada com anestesia local e duração de, aproximadamente, uma hora. A recuperação é tranqüila, desde que o paciente respeite as regras do pós-operatório, sobretudo no que diz respeito à alimentação, ao uso de medicamentos e à higienização.
O que muitas pessoas ainda não sabem é que a Toxina Botulínica, além de ajudar em questões estéticas vem sendo estudado e aplicado pelos dentistas para melhorar alguns problemas de saúde bucal, principalmente os relacionados aos músculos da mastigação como por exemplo bruxismo, dores faciais, disfunções de ATM, sorriso gengival e cefaléias de origem muscular.
A Toxina Botulínica age paralisando o músculo que está em hiperfunção, devolvendo-lhe o estado de normalidade. O procedimento é seguro e não há nenhum comprometimento motor da boca. É um tratamento simples, eficiente , rápido e com alto grau de satisfação. Assim como acontece quando usado para fins estéticos, pela Medicina, a toxina botulínica na odontologia também tem duração de seis meses e precisa ser reaplicado para continuidade do bom resultado.
O tratamento com facetas e lentes de contato vem sido utilizado a fim de corrigir imperfeições de estrura e de forma dos dentes para quem procura uma solução prática e rápida. O material das lentes de contato e facetas de porcelana é a cerâmica, mas elas não são a mesma coisa. Além de diferença de espessura e desgaste dentário, apresentam diferentes indicações:
As lentes de contato, recebem este nome por serem extremamente finas (entre 0,2 a 0,4mm) e são indicadas para o aprimoramento estético de dentes que apresentem uma boa coloração, mas que tenham algum defeito estrutural ou de forma, como, por exemplo, espaços entre eles. Por serem muito finas, não necessitam que seja desgastado o dente ou, se for necessário, este desgaste é quase imperceptível.
Facetas de porcelana por apresentarem espessura maior requerem maior desgaste de estrutura dentária e além de mudança de forma são indicadas também para mudanças de cor dos dentes, modificando de forma mais drástica o sorriso do paciente.
O Laser é uma luz amplificada (luz pura) que apresenta características próprias, atuando em inúmeras áreas de modo pontual. Existem diferentes equipamentos para o tratamento de laserterapia que emitem determinado tipo de energia, desencadeando o efeito desejado sobre um tecido onde o mesmo está sendo aplicado. Por esta razão são necessários diferentes lasers visando o melhor desempenho para o tratamento de laserterapia em Odontologia.
Hoje é muito comum falar-se sobre tratamento com laserterapia na área odontológica. O laser é um dispositivo que gera luz quando excitadas por fontes de energias, é uma fonte de luz com vários comprimentos de ondas, que lhe dão propriedades terapêuticas. Essa terapia é considerada um grande avanço na saúde, pois com o advento da laserterapia podemos auxiliar e complementar muito os diversos tratamentos odontológicos.
A laserterapia requer conhecimento dos profissionais para se obter um resultado satisfatório, pois seu mecanismo de ação é complexo. Ele não substitui os tratamentos odontológicos, mas sim, tem ação antiflamatória, analgésica e bioestimulante.
A laserterapia serve para diversas situações, desde minimizar o desconforto da anestesia, além da melhora da sua absorção, como para reparação dos tecidos, edemas, promovendo o alívio da dor de diversas etiologias, incluindo hipersensibilidade dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós - operatório, entre outras aplicações.
Existem duas modalidades de lasers utilizados em odontologia: os lasers de alta potência (para procedimentos cirúrgicos e preparos de cavidades nos dentes) e os de baixa potência (laserterapia). Na laserterapia, o laser mais utilizado é o de diodo, com comprimentos de onda no visível (vermelho) e infra-vermelho.
Após uma extração dental, a laserterapia pode proporcionar um pós-operatório mais confortável, reduzindo a dor e edema, com aceleração no processo de cicatrização. O mesmo é válido para a maioria das cirurgias orais como instalação de implantes, cirurgia periodontal, etc.
Sim. Observa-se um alívio e acelera o processo de reparação.
Sim. Um fato interessante é que se a laserterapia for realizada antes do aparecimento das vesículas, pode praticamente inibir as manifestações clínicas da herpes simples. Após esta fase, a laserterapia poderá acelerar o processo de cicatrização.
A laserterapia funciona como um coadjuvante neste tratamento, podendo diminuir a dor, inflamação e agir como relaxante muscular. Há necessidade do correto diagnóstico e tratamento para cada caso.
Tendo ação analgésica, a laserterapia pode reduzir a dor nas áreas sensíveis do dente próximo à gengiva. Deve-se ficar claro que a avaliação da causa e o correto tratamento devem ser levados em consideração. A laserterapia também pode ser indicada após a raspagem de cálculos, reduzindo a sensibilidade dental.
No procedimento de clareamento dental é comum o aparecimento de sensibilidade dental durante e após o clareamento no consultório. A laserterapia tem a finalidade de prevenir esta sensibilidade, proporcionando mais conforto ao paciente.
Não. Mesmo com os efeitos de analgésico, antiinflamatório e aceleração do processo de cicatrização, a causa da dor deve ser avaliada e medidas convencionais devem ser tomadas, independentemente do uso ou não da laserterapia. A vantagem do uso do laser neste caso seria reduzir os sintomas.
A PDT é a Terapia Fotodinâmica (PhotoDynamic Therapy). Ela é extremamente útil quando se busca redução de microrganismos em determinados procedimentos odontológicos como nos tratamentos endodônticos e periodontais. Basicamente utiliza-se de um corante fotossensível que é absorvido pelo laser, atuando nas bactérias.